Curso de Artes Integradas











O curso de artes integradas valoriza a integração de áreas como a literatura, a música, o teatro, a dança e as artes-plásticas, associados ao desenvolvimento da infância e adolescência. Destina-se a educadores e arte-educadores do Ensino Fundamental. Objetiva sensibilizá-los através de atividades práticas, bem dirigidas, que incentivam a autoexpressão e a multiplicidade de experiências no fazer artístico.

Os conteúdos explorados são:
• A literatura infanto-juvenil e suas vertentes;
• Musicalização através de jogos rítmicos, técnica vocal e canto coral;
• Teatro de sombras, teatro de papel, mímica, jogo de máscaras e outras técnicas de interpretação;
• Dança criativa inspirada no método Rudolf  Laban;
• Artes-plásticas utilizando diversas técnicas e temas.

Experiência no Centro Artístico Tangram - Belo Horizonte

A ideia do curso de Artes Integradas surgiu no ano de 1991, no Centro Artístico Tangram onde Kênia dava aulas de teatro e convivia com a experimentação nas diversas artes: Música, teatro, dança, artes-plásticas e com a constante preocupação de seus fundadores em aliar a diversificação do conteúdo de seus programas curriculares, com a busca de integração entre diferentes formas de expressão artística e, sobretudo, com o desenvolvimento da criatividade do aluno.

"Neste clima sério de experimentação percebi a comunicação das artes e elaborei o Curso de Artes Integradas antes de me mudar para Lisboa,  cujo o objetivo era ampliar experiências na arte-educação e em projetos pedagógicos. Apresentei a ideia do curso aos diretores do Tangram, Glaura Lucas e Rafael Anderson, que me apoiaram e me incentivaram a seguir ampliando a experiência pois, na montagem da peça Alice 1, 2, 3... perceberam a integração das áreas artisticas".

Experiência na Fundação Calouste Gulbenkian - Lisboa


Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar

Em 1992, já em Lisboa, Kênia participou do curso "Som e Movimento em Artes Visuais" com Dian Booth, no Centro Artístico Infantil da Fundação Calouste Gulbenkian. Conheceu sua diretora, Dra Natália Pais e mostrou interesse em se aprimorar na arte-educação.

A primeira oportunidade oferecida foi fazer um curso intensivo sobre  Brinquedotecas no IAC - Instituto de Apoio à Criança em parceria com o CAI - Centro Artístico Infantil.

"Ao final do curso fui selecionada para montagem e orientação pedagógica da Brinquedoteca para crianças refugiadas da guerra da Bósnia. Uma experiência única. A palavra construir impulsionou toda a vivência na Brinquedoteca. Era necessário suprir a situação anterior de destruição e perdas".

O objetivo maior desta iniciativa foi reintegrar as crianças, os jovens e parte de suas famílias em uma nova comunidade.


Além dos momentos definidos para o livre brincar, diversas oficinas artísticas foram desenvolvidas. Trabalho realizado em 6 meses na cidade de Almoçageme - Lisboa.





No Video, a cidade construída pelas crianças no último dia da Brinquedoteca. Resultado do Workshop com o artista plástico Lúcio de Miranda e Kênia Rocha.


Após este trabalho Kênia entrou no CAI - Centro Artístico Infantil como Colaboradora Permanente. Iniciando a monitoria da Brinquedoteca, montada para funcionar durante as férias escolares. 

Em 1993 tornou-se professora de Teatro-Dança e de Animação do Livro para crianças de 4 à 12 anos. Realizou monitoria em visitas guiadas para professores e alunos nas exposições temáticas anuais.  Dentre elas:
• Abraço a Picasso - Vida e Obra do artista
• Escrever - Comunicar: Do Gesto à Escrita
• O Jardim: Espaço de Riqueza - Memória do Tempo

Clique para ampliar a imagem

























Ainda em 1993,  iniciou com entusiasmo o Curso de Artes Integradas,  tendo a chance de projetá-lo na prática com educadores, arte-educadores e público em geral.  No final de cada ano letivo, nos 3 últimos meses de curso, os alunos se dedicavam a elaborar e criar uma intervenção artístico-pedagógica, colocando em prática todos os aprendizados do ano.


Clique na Imagem para ampliar



Todo tempo livre no CAI - Centro Artístico Infantil,  Kênia aproveitou e fez  diferentes cursos:

• Som e movimento em artes visuais com Dian Booth
• Teatro de papel – espaço de comunicação e teatro de sombras com Luis Manuel Vieira
• Oficina de papel, como se faz e se transforma com Tuntum Bruschy
• Dança Criativa com Paula Castro
• Criatividade e Linguagem com a escritora Maria Alberta Menéres