Artes

Performance: Imago - Kafka, uma metamorfose

A performance 'Imago- Kafka uma Metamorfose' foi criada especialmente para o Evento Kafka, no Círculo de Iniciação Teatral da Universidade de Coimbra. Durante duas semanas, o CITAC dinamizou leituras que fotógrafos, cineastas, escritores, estudiosos e atores faziam da obra e universo de Franz Kafka.

Na performance, kênia explorou as mulheres na vida de Kafka e contou com a participação especial do músico Alberto Lopes com seu "Tribulino", espécie de violino e um coro de três vozes, valorizando a intensidade musical e dramática da cena.



Clique na imagem para ampliar













Espetáculo Longos Prelúdios em Moles Antenas

Após o evento Kafka, Kênia assumiu a direção do trabalho final dos alunos do Curso de Iniciação Teatral da Universidade de Coimbra. "Me surpreendi com a criatividade do grupo de 32 alunos, a facilidade que tinham na escrita. A criação artística do espetáculo "Longos Prelúdios em Moles Antenas", foi realizada de forma coletiva, inspirada em textos escritos por eles e em autores de nossa predileção".


Performance: Morte

Performance elaborada no final do Curso: Concepções Cênicas Expressionistas e Espaço Dadá no Festival de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais e inspirada em poema da dramaturga Valderez Cardoso.
























Video inspirado na performance Morte.

No Caderno Dois, do Jornal de Vitória, onde o video participou do Festival da cidade foi publicado: "Inspirado por Un Chien Andalou, clássico surrealista de Buñuel, o video de Bruno Mitih expunha a loucura de forma enxuta, centrada entre quatro paredes, recorrendo a inúmeros símbolos como ( água, terra, coração, faca), com uma excelente atriz/ bailarina. Apesar do tema difícil, Morte é um trabalho perfeito".



Espetáculo - Alice 1,2,3... Grupo de teatro do Centro Artístico Tangram

Juliana Tassara (Alice), Bianca Aun (Coelho) e Paula Brant (Lagarta) 


A criação artística do espetáculo foi feita de forma coletiva. Os atores leram Alice Através do Espelho e no País das Maravilhas, interpretando as histórias, selecionando personagens e roteirizando a peça.

Na música, o grupo contou com o apoio de Antônio Celso Ribeiro. Em seu estúdio elaborou com os atores, os sons, arranjos e músicas cantadas no espetáculo. O artista plástico Fernando Perdigão apoiou a confecção dos objetos cênicos e figurinos.

" Foi um trabalho de direção surpreendente, os atores compreenderem na prática, a integração das artes no teatro".


Teatro de rua: Acorda Aderbal!... - Centro Artístico Tangram

Com a direção de Paulinho Polika e assistência de direção de Kênia Rocha, Acorda Aderbal!...abordava de forma humorada e satírica, aspectos do cotidiano das pessoas que moram nos grandes centros urbanos. Os atores utilizaram com versatilidade ao longo dos quadros, formas plásticas, recursos gestuais, mímica e bonecos.













Coral Cênico: Unicoro - Juiz de Fora

Nos anos oitenta, Kênia integrou o coral cênico Unicoro com a excelente regência do maestro André Pires, hoje regente do Coral da Universidade Federal de Juiz de Fora e aulas de técnica vocal com Anacleto Pimenta.

"Foi uma experiência marcante durante 4 anos que me inseriu no universo do canto coral e do teatro. A criatividade e profissionalismo técnico eram a marca do Unicoro".