Consultoria Pedagógica

Vivendo em São Paulo desde 1997, Kênia prestou consultoria na área pedagógica e artística para as ONGs:

Instituto Ayrton Senna - de 2003 a 2010:

1. No Programa Escola da Família:
- Formou educadores e acompanhou projetos pedagógicos dos alunos 
2. Na Escola de Tempo Integral - Escolas parceiras do Programa Superação Jovem:
- Formou Educadores - Oficinas Hora de Leitura e Experiências Matemáticas (oitavos e nonos anos)
- Formou Professores Coordenadores 
- Formou e fez Gestão de Equipes das Diretorias Regionais de Ensino - Supervisores de Ensino e  Professores Coordenadores Pedagógicos. 
- Visitou escolas acompanhando o desempenho dos educadores e jovens em seus projetos pedagógicos
- Realizou tutoria na EAD - Educação à Distância
    3. De 2008 à 2010 realizou na cidade de Itatiba, junto à Secretaria Municipal de Educação, formação de professores e visitas em escolas, acompanhando o desempenho dos professores e dos jovens em seus projetos. O programa acontece na grade curricular das 22 escolas com alunos de oitavos e nonos anos nas aulas de leitura. Visando a "Ampliação e Compreensão Leitora" e o "Desenvolvimento do Protagonismo Juvenil" através de Projetos Pedagógicos.

    Para saber mais sobre os resultados desta parceria, acesse o link Superação Leitura

    Cartazes elaborados por jovens divulgando os livros lidos.
    Clique na imagem para ampliar




    Fundação Orsa formou educadores do Ensino Fundamental. Utilizando técnicas das Artes Integradas e o método especifico da Fundação. Este trabalho se desenvolveu no Vale do Jari, em Monte Dourado e em Batalha, Alagoas. Abaixo as oficinas realizadas:

    Confecção de Livros de Histórias

    Esta oficina introduziu os educadores no universo literário, estimulando a relação com os livros, seus autores, suas histórias e seus ilustradores. Processos de criação de histórias foram explorados visando o exercício da escrita e muita criatividade no uso de diferentes técnicas visuais.





    Teatro de Sombras 

    A oficina possibilitou aos educadores expressar as ricas sensações de luz, sombra, cor, reflexos, transparência, movimento, textura e formas, apresentando as mudanças provocadas conforme a inclinação ou tipo de superfície onde as sombras são projetadas de acordo com as fontes de luz.




    Teatro de Papel

    A oficina teatro de papel ampliou o repertório dos educadores na arte de contar histórias.




    Ong Comunidade Solidária atuou em dez projetos de capacitação de jovens de 16 a 21 anos, realizando monitoramento pedagógico na associação comunitária de Heliópolis .

    Ong SOS Mata Atlântica apoiou pesquisa e elaboração de material didático para ser distribuido na Rede Pública de Ensino, sobre a biodiversidade da Mata Atlântica.