Projetos Pedagógicos

Na Fundação Calouste Gulbenkian, Kênia integrou uma equipe de profissionais para conhecer a exposição e projeto de espantalhos da Fundação Serralves, na cidade do Porto. Evento organizado por Teresa Andersen e Conceição Lopes. O objetivo era levar a proposta ao CAI - Centro Artístico Infantil que assumiu o projeto pedagógico no verão de 1993.

Projeto pedagógico: Espantalho, Espanta-Pardais, quem és tu? Para onde vais?

Foram formados professores de várias áreas: ciências, português, história, música, teatro, artes-plásticas. Mais que a construção de espantalhos e o domínio da educação artística, o projeto temático permitiu unir áreas curriculares como:

  • Natural e Ecológica: protege as searas, assusta, mas não mata os pássaros, depende da natureza (vento, chuva, etc) e utiliza a reciclagem de materiais;
  • Histórica e Cultural: as hortas da Lisboa pré-pombalina, as culturas dos arredores e a tradição rural;
  • Estética e Filosófica: dimensão antropomórfica e representativa; efeito plástico, sonoro e cromático; dimensão dramática como símbolo, ora trágico (solidão) ora cômico (caricatura e sátira); dimensão funcional e efêmera da sua existência e das condições de vida.

Ao final do projeto, foi realizada uma exposição no jardim da Fundação Gulbenkian com os trabalhos desenvolvidos por alunos de jardins de infância e do primeiro ciclo de Lisboa.

Os alunos do curso de Artes Integradas realizaram uma intervenção artística no dia da exposição.


Segundo a Diretora do CAI, esta ação "revestiu-se de notável originalidade, com um grande impacto visual e uma forte atração do público”.



Projeto pedagógico: Vento e Movimento

Uma sensibilização em relação  a um elemento da natureza - o Vento - relacionando-o com elementos estéticos e artísticos foi a proposta do arquiteto e artista Virgínio Moutinho. Neste projeto pedagógico foram ensinadas técnicas de execução de objetos artísticos nos quais o vento era protagonista.

Outras áreas do conhecimento foram exploradas como: as ciências, a educação visual, a literatura e trabalhos manuais. O processo artesanal implicou uma reflexão sobre a aerodinâmica, a mecânica, as fontes de energia, as transformações energéticas, a influência dos ventos e das massas de ar que atuam na renovação dos sistemas vivos.

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